|Orçamento do Estado para 2017

Tratado Orçamental é «pesado constrangimento», afirma CES

O Conselho Económico e Social (CES) alerta que o cumprimento do Tratado Orçamental e a resposta aos problemas do País «não são compatíveis».

O plenário do Conselho Económico e Social está reunido para analisar as GOP
CréditosMário Cruz / Agência LUSA

O projecto de parecer do CES às Grandes Opções do Plano para 2017, documento que acompanha o Orçamento do Estado, realça contradições entre as respostas necessárias aos problemas do País e as regras do Tratado Orçamental.

O texto redigido por Adriano Pimpão (economista, representante das universidades) caracteriza o Tratado Orçamental como um «pesado constrangimento». As regras orçamentais europeias impõem «um ritmo de consolidação orçamental e redução da dívida que não são compatíveis com um crescimento minimamente satisfatório da economia». Assim se explicam os baixos níveis de investimento público, conclui.

As opções em matéria de política fiscal devem conter um «equilíbrio mais justo entre a tributação do trabalho e a do capital». A diversificação das fontes de financiamento da Segurança Social é outro dos reparos que o projecto de relatório deixa ao documento remetido pelo Executivo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui