O Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) vai alargar o valor do Abono de Família recebido por crianças dos 12 aos 36 meses, aproximando o valor, de forma progressiva do que é actualmente recebido por crianças durante o primeiro ano de vida. Para o próximo ano está prevista uma aproximação gradual, que duplicam os valores até agora recebidos entre o primeiro e o terceiro aniversário de cada criança.
Actualmente existe um montante definido para o primeiro ano de vida, altura em que as despesas mais pesam sobre as famílias, bastante superior ao recebido nos dois anos seguintes: entre os 67,40 euros (para o terceiro escalão) e os 109,27 euros (para o primeiro escalão). A intenção da proposta é eliminar progressivamente essa diferença, primeiro com um acréscimo de 16% no primeiro semestre de 2017, chegando a um terço na segunda metade do ano.
Esta medida vai permitir reforçar o rendimento das famílias com crianças até aos três anos já no próximo ano. O valor do reforço oscila entre os 22 e os 36 euros. Também o acesso a esta prestação social será alargada, com a reposição do quarto escalão, suspenso em 2010. Com o aumento do Indexante de Apoios Sociais, também previsto no OE2017, os tectos para cada escalão também sofrerão aumentos.
Em termos anuais, as famílias com crianças com idades entre os 12 e os 36 meses vão sentir um aumento no rendimento anual entre os 327,84 euros (para o primeiro escalão) e os 169,38 euros (com a recuperação de quarto escalão).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui