Num comunicado, a CDU explica que a «saudável ocupação de tempos livres», designadamente a prática desportiva regular, sendo «fundamental» para o desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens deve merecer a atenção da Câmara Municipal do Porto.
No imediato, a proposta recai na realização de estudos financeiros com vista a reforçar os apoios às associações e colectividades no âmbito da prática desportiva amadora infanto-juvenil. A par disto, sugere-se a execução de um plano de obras com vista a recuperar campos de jogos que estejam degradados e a construir novos em zonas onde não existam.
Segundo informação avançada pela CDU, na maioria das 15 freguesias da Invicta «não há qualquer pavilhão gimnodesportivo, o que obriga a recorrer a pavilhões escolares e aos escassos pavilhões municipais no Porto ou nos concelhos vizinhos, dificultando a deslocação e o acerto de horários».
«As poucas colectividades e associações que ainda continuam a praticar desporto e a proporcionarem formação e prática desportiva às crianças e jovens de bairros sociais e outras zonas carenciadas enfrentam inúmeras dificuldades, seja por falta de espaços, de apoios técnicos e de transportes», lê-se no texto.
A CDU denuncia ainda a «insuficiência» dos apoios municipais concedidos através da Porto Lazer. Além de «não cobrirem sequer metade das despesas de inscrição na Associação de Futebol do Porto», desincentivam o esforço realizado pelos dirigentes das associações para captar crianças e jovens.
Actualizar contratos de acordo com a inflacção
Simultaneamente, os eleitos da CDU vão propôr uma recomendação pela revisão das verbas dos acordos interadministrativos celebrados entre o Município e as juntas de freguesia da cidade.
«Dado que não são actualizados de acordo com a taxa de inflacção há já vários anos, criando dificuldades de gestão de resposta eficaz aos problemas das populações», a CDU recomenda que se estude de imediato a «possibilidade de rever todas as verbas dos acordos interadministrativos, sem prejuízo da continuação do trabalho e do diálogo, visando aumentar a delegação de competências e dos respectivos financiamentos».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui