O anúncio é feito pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) da CGTP-IN. De acordo com a nota publicada, a luta, dadas as condições a que os trabalhadores estão sujeitos, não irá ficar pelo 1º de Maio e dia 3 os trabalhadores cerram os dentes para mais uma jornada de luta.
Nesse dia os dirigentes, delegados e activistas sindicais do sector metalúrgico e metalomecânico vão concentrar-se, a partir das 14h00 em frente à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para fazerem ouvir as justas reivindicações dos trabalhadores junto dos dirigentes patronais e outros participantes num evento sobre a «Visão Estratégica 2030 do Setor Metalúrgico e Metalomecânico» que a Associação Patronal da Metalurgia e Metalomecânica (AIMMAP) promove nessa tarde na FEUP.
Também nesse mesmo dia os trabalhadores da Acciona Facility Services que laboram na Volkswagen Autoeuropa estarão em greve pelo aumento dos salários e pela melhoria das condições de trabalho. A Comissão Sindical do SITE Sul, sindicato da Fiquimetal, na VW Autoeuropa denunciou a falta de trabalhadores nas linhas, que acentua a exploração, contestando o despedimento recente de trabalhadores temporários.
O Caderno Reivindicativo para 2024 vai ser em breve apresentado aos trabalhadores. Nos plenários, adiantou o sindicato, serão discutidas outras matérias, como a falta de resposta da administração ao abaixo-assinado a exigir melhores condições de trabalho.
Na Barbot começa também no dia 3 um ciclo de greves, de uma hora por semana, todas as quartas-feiras de Maio, para exigir aumentos salariais e negociação do Caderno Reivindicativo. Pelos mesmos objectivos, o SITE Norte convocou também greve ao trabalho suplementar, durante todo o mês de Maio.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui