|direitos sindicais

O direito de reunião não está suspenso nem pode ser proibido

Após as sucessivas tentativas de proibição da realização de plenários de trabalhadores, por parte da administração da Hanon Systems, em Palmela, a ACT deu razão à comissão sindical.

Créditos / SIESI

A decisão foi conhecida em reunião da comissão sindical do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN) com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a administração da empresa, tendo sido sublinhado que o direito de reunião não está suspenso, muito menos proibido.

No início de Novembro, a administração da Hanon tinha impedido os dirigentes sindicais de entrarem na fábrica. Contudo, os trabalhadores não cederam e os plenários realizaram-se com os dirigentes no exterior.

«Mais uma vez, sai reforçada a nossa razão porque nunca deixámos de cumprir a nossa obrigações, ao contrário da administração da empresa», que «tentou criar dificuldades», por saber que a mobilização dos trabalhadores pode forçá-la a mudar de posição, lê-se no comunicado.

Esta segunda-feira voltou a realizar-se um plenário, desta vez em reuniões repartidas pelos turnos, para garantir todas as condições de segurança.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui