As trabalhadoras dos serviços de limpeza no Hospital Universitário de Coimbra, reuniram-se em plenário nesta sexta-feira, para discutir o corte no subsídio de refeição e em outras regalias, efectuado pela empresa de trabalho temporário Talenter.
A seguir ao plenário, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), os trabalhadores concentraram-se junto ao portão daquele centro hospitalar, para protestarem contra a situação e a denunciarem publicamente.
Desde que o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), dependente do Ministério da Saúde, deu em subempreitada os serviços de limpeza hospitalar à Talenter, em Fevereiro passado, a empresa reduziu o subsídio de alimentação de 3,5 para três euros, reduziu o valor do trabalho extraordinário aos feriados de 200% para 100% e está a contratar trabalhadores para apenas trabalharem aos fim-de-semana e nos feriados.
As medidas desrespeitam direitos adquiridos pelas trabalhadoras e contrariam actas de reuniões em que é assegurado que não terão cortes em 2021.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui