Os trabalhadores da Bakery Donuts, empresa do grupo Bimbo, sediada em Mem-Martins, concelho de Sintra, iniciaram uma semana de protestos, com concentrações diárias de quatro horas junto à empresa, com o objectivo de levar a administração a negociar os aumentos salariais para 2018.
A decisão foi tomada em plenário de trabalhadores em resposta à intransigência da administração, que recusa a exigência de aumentos na ordem de 4%, num universo em que grande parte dos funcionários recebe o salário mínimo.
Rui Matias, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB/CGTP-IN), em declarações ao AbrilAbril, afirmou que, além da recusa em negociar, existe até um administrador que, durante uma reunião, fez ameaças que o levaram, juntamente com uma delegada sindical, a temer pela sua integridade física. «O caso vai ser remetido para as autoridades», reiterou.
O dirigente sindical acrescentou que, além desta atitude e da recusa em negociar os aumentos, a empresa também não cumpre o que está previsto no contrato colectivo relativamente ao trabalho extraordinário e em dia de feriado.
Rui Matias afirmou que os trabalhadores colocaram a circular um abaixo-assinado exigindo a demissão da administração, que já conta com a assinatura de mais de 100 trabalhadores, e que será enviado à Bimbo Internacional.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui