|greve

Trabalhadores do Ministério da Justiça marcam concentração nacional

Na concentração marcada para 19 de Janeiro, pelas 14h30, à frente do Ministério da Justiça, em Lisboa, os trabalhadores dos serviços do ministério protestarão contra a demora da resolução dos seus problemas.

Créditos / FNSTFPS

O anúncio foi feito em comunicado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN).

Para além da concentração, foi emitido um pré-aviso de greve de 24 horas para o mesmo dia, com o intuito de permitir a deslocação dos trabalhadores. Os turnos que comecem no dia 18 também serão abrangidos, caso sejam iniciados às 20h ou depois.

No comunicado afirmam que «dois anos sobre a sua tomada de posse, o Governo continua sem resolver os problemas dos trabalhadores do Ministério da Justiça» e lamentam ainda a inexistência de negociações com a Federação para abordar o «conjunto de reivindicações apresentadas que apontam para a resolução dos problemas existentes no ministério».

Por estes motivos, a FNSTFPS marcou uma concentração nacional de trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça para o dia 19, como forma de protesto, e exigem ser recebidos pela Ministra da Justiça, de forma a acordar um calendário negocial do caderno reivindicativo para 2018.

Entre as matérias reivindicadas pela federação estão: a reposição do vínculo público de nomeação; a dotação dos mapas de pessoal com postos de trabalho que respondam às necessidades efectivas; a revisão e valorização das carreiras profissionais, nomeadamente na Direcção-Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e do Instituto de Registos e Notariado; mais formação profissional e melhores condições de trabalho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui