|CNA

Agricultores assinalam Dia Internacional da Luta Camponesa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) dá início a uma jornada de contacto com a população em várias regiões do País, esta segunda-feira, dia em que se assinala o Dia Internacional da Luta Camponesa. 

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

A CNA e as suas filiadas saem à rua para reclamar «preços justos para quem produz, alimentos de qualidade e acessíveis à população e contra a "ditadura" da grande distribuição», revela num comunicado. 

A iniciativa arrancou esta manhã, em Coimbra, com a distribuição de folhetos à porta de hipermercados, a fim de alertar para a importância de defender modelos de produção e consumo sustentáveis, baseados na agricultura familiar e na soberania alimentar.

Assinalado desde 1996 pela Via Campesina e suas organizações-membro, o dia 17 de Abril, prossegue a Confederação, «é de afirmação da luta em defesa dos direitos dos pequenos e médios agricultores e da agricultura familiar, de denúncia das dificuldades impostas aos agricultores e de apresentação de propostas concretas para as ultrapassar».

Desde a sua fundação, há 45 anos, que uma das lutas centrais da CNA e suas filiadas passa pela reclamação de preços justos à produção, como forma de garantir uma vida digna para quem trabalha a terra, a vitalidade dos territórios rurais, alimentos saudáveis e acessíveis para todos e a soberania alimentar do País.

«No seguimento de crises acumuladas e de políticas desadequadas, as dificuldades dos agricultores agravaram-se e a garantia de preços justos está longe de se alcançar», critica a Confederação, salientando que a «especulação com o preço dos alimentos (e factores de produção) empobreceu os agricultores e os consumidores, mas as grandes empresas de distribuição, de energia, de fertilizantes, entre outras, engrossaram os seus lucros».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui