O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com 300 mil dólares anuais para a nova Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, hoje lançada pelo presidente do Brasil na cimeira do G20, no Rio de Janeiro.
«O nosso compromisso é firme, assim como será o nosso investimento. Portugal irá contribuir com cerca de 10% do custo de funcionamento do mecanismo de Apoio da Aliança, 300 000 dólares (cerca de 284 mil euros), pelo menos até 2030», afirmou Luís Montenegro.
Luís Montenegro fez o anunciou à margem do G20, reunião em que Portugal participa por convite do Brasil e fez questão de saudar o Presidente Lula da Silva por trazer para o centro da discussão «temas absolutamente essenciais como a erradicação da pobreza e da fome».
«A decisão histórica de criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza irá imprimir uma nova dinâmica política e deverá mobilizar-nos a todos para atingir os objetivos de de desenvolvimento sustentável 1 e 2 [das Nações Unidas] até 2030», afirmou o chefe do Governo Português.
Pelo valor que quase não dá para comprar uma casa em Portugal, é notória a forma empenhada e efusiva como Luís Montenegro vê a missão de erradicar a fome e a pobreza no mundo e a vontade em «quebrar ciclos intergeracionais de pobreza é uma das prioridades de Portugal», conforme disse.
O primeiro-ministro português disse acreditar que a abordagem coletiva da nova Aliança – a que o país se juntou como membro fundador – vai contribuir para a partilha de conhecimento e experiências, mobilização de mais recursos públicos e privados e promoção de sinergias com outras iniciativas, nomeadamente das Nações Unidas e da União Europeia.
Importa relembrar que o Governo português anunciou na passada semana, no Web Summit, que iria injectar 90 milhões de euros em três fundos de investimento de capital de risco nacionais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui