Em comunicado, a comissão de trabalhadores da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) denuncia que a «Operação Tejo 2018», promovida pelo Ministério do Ambiente, isenta as entidades poluidoras das responsabilidades, tranferindo-as para a empresa e para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
«Não bastando ilibar as empresas poluidoras das suas culpas e responsabilidades, ficam a EPAL e APA, a partir daqui, responsáveis pela manutenção das condições necessárias para assegurar a qualidade da água para abastecimento, arcando com os custos e impacto das operações que sejam para tal necessárias», lê-se.
Entre os novos engargos atríbuidos à EPAL e à APA, fica a responsabilidade pela limpeza das águas e sedimentos do rio Tejo, de Lisboa até Vila Velha do Rodão, onde está localizada a Celtejo.
No mesmo comunicado, os trabalhadores afirmam ser inaceitável a crescente desresponsabilização da Celtejo em todo o processo e que a coima aplicada seja substítuida por um «puxão de orelhas».
Referem que a poluição produzida pelos privados está a ser, mais uma vez, suportada pelos contribuintes, tal como foram os «tóxicos financeiros». «À EPAL faltam diariamente os meios e pessoal para assegurar com qualidade o serviço público de abastecimento e saneamento, mas quando é preciso limpar a sujeira dos privados, há disponibilidade», acrescentam.
Lamas contaminadas despejadas em monumento natural
Segundo a comissão de trabalhadores, o Ministério do Ambiente, em nome da EPAL, «requisitou oficialmente» o terreno «Barroca da Senhora», na freguesia de Vila Velha de Rodão, para depósito e tratamento dos 30 mil metros cúbicos de lamas contaminadas do Tejo.
O terreno encontra-se dentro da área do Monumento Natural das Portas de Rodão, classificado em 2009. No seu decreto regulamentar lê-se que, dentro dos limites desta área protegida, não pode haver alterações «da morfologia do solo e do coberto vegetal», estando igualmente proibida a «deposição ou vazamento de resíduos».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui