A cerimónia do início da construção da nova infra-estrutura, na província de Bac Ninh (região do Delta do Rio Vermelho), contou com a presença do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, que destacou o facto de o país asiático estar a promover a implementação de avanços estratégicos nas instituições, nas infra-estruturas e nos recursos humanos.
O novo aeroporto terá um carácter polivalente, uma vez que, refere a Vietnam News Agency (VNA), foi concebido não apenas para missões de treino e preparação para o combate da Força Aérea, mas pode garantir operações de voo para dirigentes do país, bem como transporte de carga e passageiros, quando as condições o permitirem.
Ao intervir, esta terça-feira, o líder governamental pediu ao Ministério da Segurança Pública que execute o projecto em 18 meses com aquilo a que chamou o espírito dos «três melhores», referentes à maior rapidez, à mais elevada qualidade e ao preço mais económico – seguindo o método utilizado na construção de outras obras.
Minh Ninh sublinhou a importância de cuidar das condições de vida dos residentes afectados pela construção do projecto e insistiu que o cumprimento de prazos e de outros requisitos contribuirá para evitar o desperdício de fundos, garantir a segurança laboral e a protecção ambiental.
De acordo com o projecto do executivo vietnamita, a construção do aeroporto polivalente de Gia Binh, nos arredores de Hanói, terá lugar em duas fases, a primeira das quais prevê a construção de uma pista de 1500 metros, uma escala de utilização do solo de cerca de 125 hectares e um orçamento estimado em mais de 175 milhões de dólares.
Esta etapa deverá estar concluída a tempo da realização do XIV Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietname, previsto para 2026, indica a fonte.
Ainda na sua intervenção, Minh Chinh destacou a importância da obra como parte da estratégia nacional para o desenvolvimento de infra-estruturas de transporte, em particular da aviação, e disse que a construção de aeroportos de dupla utilização promove o desenvolvimento económico e garante a defesa e a segurança nacional.
Sublinhando a necessidade de desenvolver nesta zona um «ecossistema aeroportuário que inclua um ecossistema industrial de alta tecnologia», o primeiro-ministro louvou a colaboração entre o Ministério da Segurança Pública, as autoridades locais e outras entidades.
Pediu ainda à província de Bac Ninh e ao Ministério dos Transportes que, até Junho de 2025, elaborem o projecto relativo à ligação rodoviária entre o novo aeroporto e Hanói (a cerca de 25 quilómetros).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui