|Saara Ocidental

Ocupação do Sahara Ocidental debatida hoje na Covilhã

A proibição da Universidade da Beira Interior (UBI) não foi suficiente para impedir a realização da conferência «Sahara Ocidental – A luta pela autodeterminação de um povo». A Assembleia Municipal da Covilhã acolhe a iniciativa, hoje, a partir das 14h30.

El Aaiun, capital do Saara Ocidental ocupado por Marrocos
Créditos

Recorde-se que a organização do encontro está a cargo do Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, em parceria com a Fundación Sahara Occidental e Por Un Sahara Libre.

São oradores confirmados Sidi Mohamed Balla, ex-preso político e membro da Associação Saharaui de Presos e Vítimas de Desaparecimento Forçado (Afrapedesa); José Manuel de La Fuente, advogado e presidente da Fundación Sahara Occidental (FUSO) e Isabel Lourenço, activista de Direitos Humanos, membro da FUSO e colaboradora de Por Un Sahara Libre.

De acordo com a denúncia tornada pública pelos estudantes de CPRI, a conferência, que havia sido confirmada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI, foi proibida na última sexta-feira pela mesma Faculdade após receber uma carta da Embaixada marroquina, «com várias declarações políticas sobre a questão do Sahara Ocidental».

As inscrições estão abertas até às 14h15, através do email [email protected].

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui