|manifestação

Frente Comum convoca concentração nacional em defesa da ADSE pública

A acção, em Alvalade, Lisboa, no dia 20 de Junho às 11h, é uma resposta às recentes alterações anunciadas pela ADSE, que afectam sobretudo os trabalhadores e aposentados da Administração Pública.

Concentração em defesa da ADSE, promovida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, onde foi entregue um abaixo-assinado em defesa da ADSE, junto à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, 13 de Abril de 2022 
CréditosManuel de Almeida / Agência Lusa

As alterações nas tabelas de comparticipação da ADSE, anunciadas recentemente, beneficiam os grupos económicos e acarretam um aumento estimado de 8 milhões de euros para os beneficiários, denuncia a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (Frente Comum/CGTP-IN).

|

Lista B vence as eleições para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE

A lista B, apoiada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e que defende uma ADSE pública, solidária e com mais direitos, elegeu dois dos quatro representantes dos trabalhadores.

A estas eleições para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE concorreram sete listas e votaram 37 875 beneficiários, o dobro das últimas eleições realizadas em 2017, num acto eleitoral que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Novembro. 

A lista B saúda a participação eleitoral, considerando que a vitória é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos eleitos apoiados pela Frente Comum no último mandato, contribuindo para «que a ADSE não cedesse totalmente à chantagem do governo e dos grandes grupos privados do sector da Saúde, ansiosos por “deitar mão” aos mais de 1000 milhões de euros de saldos acumulados».

No seu programa, a lista B defende, entre outros aspectos, a reposição das contribuições mensais dos trabalhadores e aposentados, designadamente para 12 meses, o alargamento e diversificação das convenções, garantindo que todos os beneficiários podem delas usufruir e o fim dos limites do número de consultas e de actos médicos nas áreas em que foram impostos.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

O aumento de custos para os trabalhadores e aposentados surge num momento em que se sabe que a ADSE fechou o ano de 2022 com um saldo superior a mil milhões de euros.

Ao desinvestir no Serviço Nacional de Saúde (SNS), financiando os grupos privados de saúde com os salários e pensões dos beneficiários da ADSE, o Governo PS é escolhe penalizar os trabalhadores e aposentados da Administração Pública, protegendo os absurdos lucros da Saúde privada (CUF, LUZ, Lusíadas, ente outros).

a Frente Comum exige a manutenção da ADSE como sistema público complementar de saúde, independentemente do tipo de vínculo dos trabalhadores da Administração Pública, a redução das contribuições para 12 meses e a reposição do desconto para a ADSE dos actuais 3,5% para 1,5%.

A defesa da ADSE pública e dos seus beneficiários é também a defesa do SNS e dos serviços públicos, afirma a frente sindical. A concentração, na Praça de Alvalade, em Lisboa, no dia 20 de Junho às 11h, contará com a presença dos membros eleitos da Frente Comum para o Conselho de Supervisão da ADSE, do Coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, e da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

A mobilização dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública nesta iniciativa é fundamental para demonstrar a sua posição e pressionar por alteraçãoes nas políticas da ADSE. «A defesa da ADSE pública e dos seus beneficiários é a também a defesa do SNS e dos serviços públicos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui