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Salários na Auto-Estradas do Atlântico vão ser actualizados, mas a luta continua

O CESP enfrentou a resistência da Auto-Estradas do Atlântico, que tem a Brisa como accionista, e conseguiu uma actualização para 2024, mas defende que os lucros obtidos pelas empresas davam para mais. 

Créditos / AEA

A actualização da tabela salarial em 4,5%, com retroactivos a Janeiro, o aumento do subsídio de turno em 6,5% e a atribuição de uma gratificação extraordinária no valor de um salário-base são algumas das medidas que resultam da revisão do Acordo Colectivo de Trabalho para este ano, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN). 

Numa nota à imprensa, o sindicato admite que os aumentos salariais ainda estão longe dos 15% reivindicados, com um aumento mínimo de 150 euros, para todos os trabalhadores. 

276 milhões

A Brisa, que detém 50% da concessão da Auto-Estradas do Atlântico, viu o seu lucro aumentar 25,6% em 2023, face ao ano anterior, para 276,6 milhões de euros. 

Por outro lado, entende que ficam «muito aquém [...] das reais possibilidades das empresas – após um ano excepcional a todos os níveis, particularmente nos lucros», concluindo que é preciso reforçar a luta em torno das exigências apresentadas, como a da criação de um subsídio de risco. 

No que já foi possível conquistar com a actual revisão, nomeadamente no que respeita à valorização das carreiras, está também o compromisso da Auto-Estradas do Atlântico, de criação de um grupo de trabalho, a iniciar durante o mês de Maio, com o objectivo de dar resposta a vários problemas dos trabalhadores. 

Entretanto, o CESP continua a reivindicar a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar e a exigir um horário semanal de 35 horas e 25 dias de férias. 

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