A Cilip – Associação das Bibliotecas e Informação escreveu uma carta a todos os vereadores e presidentes dos condados de Inglaterra e do País de Gales onde as bibliotecas públicas correm o risco de fechar portas ou de reduzir os seus serviços, e fez um apelo ao financiamento público.
No âmbito da jornada de acção em defesa das bibliotecas, convocada para esta segunda-feira, as missivas serviram para destacar a grande importância dos serviços bibliotecários e como estes proporcionam, de diferentes modos, o retorno do investimento que neles é feito.
A este propósito, o director da Cilip, Louis Coiffait-Gunn, disse que «investir nas bibliotecas é investir em oportunidades e crescimento».
«As bibliotecas públicas são gratuitas para todos enquanto centros de conhecimento, literacia e coesão comunitária, fornecendo recursos essenciais e colmatando a exclusão digital», sublinhou.
Disse ainda que as bibliotecas «promovem a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida, impulsionando a mobilidade social e evitando despesas públicas muito maiores no futuro».
Buraco no financiamento deixa poder local «à beira do precipício»
Em Setembro deste ano, o sindicato Unison alertou para um défice de financiamento de quatro mil milhões de libras no poder local britânico, deixando vários condados na Escócia, no País de Gales e em Inglaterra à «beira do precipício».
Na mesma ocasião, o sindicato dos serviços públicos afirmou que, caso a situação não fosse corrigida, se seguiriam cortes em grande escala em serviços essenciais (bibliotecas, recolha de lixo, programas sociais) e nos postos de trabalho, bem como a alienação de património.
Também em Setembro, um estudo da BBC apontava para a «crise» que as bibliotecas públicas enfrentam. De acordo com dados públicos, no espaço de oito anos, 180 bibliotecas foram encerradas ou entregues a grupos de voluntários.
Desde 2016, cerca de 950 bibliotecas públicas em todo o Reino Unido reduziram o número de horas de funcionamento e pelo menos 2000 postos de trabalho foram destruídos, devido a cortes no financiamento.
Serviços bibliotecários de alta qualidade são vitais
Em declarações ao Morning Star, Darron Dupre, dirigente do Unison no País de Gales, destacou o papel das bibliotecas ao longo de gerações, tornando-se «centros calorosos» para as comunidades e proporcionando-lhes acesso a serviços e aconselhamento.
«Para as pessoas do País de Gales, a letra dos Manic Street Preachers "as bibliotecas deram-nos poder" não é apenas uma linha musical brilhante, mas um legado educacional de quando os mineiros construíram bibliotecas comunitárias e salas de leitura em todo o país», disse.
«Os serviços bibliotecários de alta qualidade são vitais para a boa saúde de todos, mas também para tornar os bairros mais felizes e locais mais iguais para se viver», acrescentou.
«Os cortes orçamentais desde 2010 já privaram os condados galeses de [milhares de milhões de libras]. Sem um investimento significativo nos orçamentos agora, simplesmente deixará de haver bibliotecas», alertou.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui