O Jornal de Notícias avança na edição desta quarta-feira que, depois da renovação das 18 casas do chamado Bairro Social da Integração, a Câmara Municipal de Leiria (PS) construiu um muro de dois metros que separa o bairro das restantes moradias e tapa a vista.
Consciente da retórica sobre a integração das comunidades ciganas – «dizem que nos temos de integrar na sociedade» –, uma das moradoras denunciou ao diário que, «deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas». «É o nosso muro da vergonha», lamentou.
Não obstante as denúncias de segregação, os moradores afirmam que o muro trouxe problemas ao nível da circulação automóvel pelo facto de roubar espaço às faixas de rodagem e tirar lugares de estacionamento.
Ao Jornal de Notícias, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valente, reconheceu que a construção do muro se deve à «necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes». Sem justificar a altura do mesmo, a eleita adiantou que o objectivo é que venha a ser alvo de arte urbana.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui