Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|50 anos do 25 de Abril

O 25 de Abril visto da embaixada norte-americana: o golpe no 28 de Setembro 

O AbrilAbril está prestes a lançar mais um livro, em suporte digital, desta vez com a tradução comentada de um conjunto de telegramas da embaixada dos EUA, que percorrem o período entre 18 de Julho e 7 de Outubro de 1974.

Créditos / AbrilAbril

O 28 de Setembro. Do Golpe Palma Carlos à demissão de Spínola é o segundo livro da colecção «O 25 de Abril visto da embaixada norte-americana», lançada no passado mês de Julho.

A obra, que o AbrilAbril irá divulgar brevemente, contém a tradução comentada, a partir dos «Kissinger cables» do Wikileaks, de um conjunto de telegramas da embaixada dos EUA, no período entre 18 de Julho e 7 de Outubro de 1974. Estas mensagens relatam a tentativa de golpe no 28 de Setembro e o processo da sua preparação, nomeadamente através de muitos personagens que mais tarde o tentariam desvalorizar. 

Tudo isto, num quadro em que a embaixada começa a perceber distintamente o papel decisivo do MFA e da sua Comissão Coordenadora, com a visão profundamente colonialista de Spínola a cavar um crescente fosso com o Movimento das Forças Armadas, ao mesmo tempo que aglutina à sua volta tudo o que de pior existe em Portugal.

Apesar de haver hoje muita documentação disponível sobre a realidade do processo revolucionário português, predomina uma abismal ignorância, onde a caricatura e a mentira dominam.

Uma dessas fontes de documentação, disponível no site Wikileaks, nos «Kissinger cables» ou mesmo no Arquivo do Departamento de Estado dos EUA, são os telegramas enviados (vários por dia) da embaixada norte-americana em Lisboa para o Departamento de Estado, embora não estejam todos disponíveis. Alguns continuam sujeitos a um segredo de Estado que nem mesmo o Wikileaks conseguiu romper. 

Apesar de estes telegramas serem assinados pelo embaixador dos EUA em Portugal ou por quem na embaixada o substitui, a sua leitura dá um quadro mais realista da Revolução Portuguesa que muitos manuais de história e a maior parte do conteúdo ideológico publicado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui