Apesar dos seus dirigentes assegurarem que não, o partido de Assunção Cristas veio anunciar uma medida para o combate à corrupção, que se traduz numa verdadeira «delação premiada».
Está em causa, na proposta, a ideia de que quem cometa um crime possa ter uma compensação na forma de uma «censura penal atenuada» pela «colaboração» com a justiça, se denunciar outros alegados criminosos.
Assim, o CDS-PP vem recuperar para debate uma questão amplamente discutida – e existente noutros países – que tem sido afastada da lei penal portuguesa por contrariar princípios da Constituição da República Portuguesa, nomeadamente, a de que a justiça não pode ser feita com qualquer tipo de coacção.
A não ser assim, poderiam subverter-se princípios como a busca da verdade material e a imparcialidade, para passar a ganhar centralidade no processo penal apenas a condenação, isto é, de que é preciso condenar. E podendo ficar assim em causa a seriedade e idoneidade das investigações criminais e subsquentes julgamentos.
O CDS-PP decidiu que todas as semanas apresentará algumas das suas propostas que virão a integrar o seu programa eleitoral.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui